Em coluna temos a palavra
Clínica Kennedy São Paulo

Fisioterapia

Fisioterapia

"O estudo do movimento humano, é essencial para a análise, diagnóstico e tratamento de problemas e neuromusculoesqueléticos relacionados às alterações e lesões do nosso corpo. O foco da Clínica Kennedy São Paulo é fazer uma reabilitação completa com todas as ferramentas necessárias para reduzir sinais e sintomas, além de informar os pacientes sobre sua patologia."

A Unidade de Fisioterapia representa um dos pilares fundamentais para o tratamento de patologias da coluna vertebral, trabalhando conjuntamente com outras disciplinas na gestão multidisciplinar de nossos pacientes.

A Clínica Kennedy São Paulo oferece um tratamento fisioterapêutico integral e personalizado para cada paciente que tenha sido submetido a uma cirurgia de coluna vertebral e para cada paciente com indicação de tratamento fisioterapêutico como parte de seu tratamento médico. Sendo especialistas nesta área com amplo conhecimento e manejo de coluna.

A fisioterapia trata de doenças e alterações musculoesqueléticas que afetam a vida quotidiana, a fim de melhorar e corrigir as disfunções biomecânicas do corpo humano para o retorno integral para as atividades da vida diária.

O tratamento fisioterapêutico inclui

  1. Fortalecimento de músculos específicos em relação à área de disfunção; com halteres, pesos de areia, bolas medicinais, bandas e cordas elásticas, entre outros.
  2. Aplicação de fisioterapia (agentes físicos como calor, frio, eletroestimulação, laser).
  3. Técnicas de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva.
  4. Alongamentos de todos os grupos musculares para melhorar a flexibilidade, força e recuperação de amplitudes articulares.
  5. Terapia Manual.
  6. Trabalho proprioceptivo (melhoras cognitivas e percepção motora).
  7. Massoterapia (Buscando a flexibilização dos tecidos e evitar aderências cicatriciais).
  8. Pilates e Mat-Pilates.
  9. Reeducação Postural Global (RPG).
  10. Treinamento Postural Funcional.
  11. Ensinar, educar e instruir o paciente sobre sua condição, para a correta execução de certos movimentos e prevenção de futuras lesões.
  12. Reintegração esportiva e laboral.

Coluna Vertebral

A coluna vertebral é uma complexa estrutura osteo fibro cartilaginosa articulada e resistente, em forma de haste longitudinal, que constitui a porção posterior e inferior do esqueleto axial.

A coluna vertebral é um órgão situado na parte media e posterior do tronco e vai desde a cabeça (a qual sustenta), passando pelo pescoço e todo tronco, até a pelve a qual lhe dá suporte.

A coluna vertebral é composta por cinco regiões, contém 33 vértebras que se dividem em:

  • Região cervical (7 vértebras, C1-C7).
  • Região torácica (12 vértebras, T1-T12).
  • Região lombar (5 vértebras L1-L5).
  • Região sacral (5 vértebras S1-S5).
  • Região do cóccix (4 vértebras inconstantes).

Funções da coluna vertebral

São várias, age principalmente como um elemento de sustentação estático e dinâmico, proporciona uma proteção para a medula espinhal, protegendo-a e é um dos fatores que ajudam a manter o centro de gravidade.

"Cada região tem uma série de características próprias e é de acordo com essas características que o médico e o fisioterapeuta escolhem o melhor tratamento."

Fatores de risco

  • Idade
  • Sobrepeso
  • Lesões associadas
  • Levantamento de peso com má execução
  • Tabagismo
  • Movimentos de flexão, extensão e rotação forçados e excessivos
  • Magnitude de compromisso e localização
  • Estresse

Nossa Equipe Clínica

Agende sua Hora

Solicite aqui seu agendamento de avaliação com a equipe médica da
Clínica Kennedy São Paulo.