Em coluna temos a palavra

Patologias

PROTRUSÃO DISCAL

O que é?

Se define como o achatamento do disco intervertebral (ou abaulamento) que migra para dentro do canal espinhal. É comumente causada por uma pressão da coluna de forma contínua contra o disco, gerando uma perda de sua forma e altura. é um erro pensar que todos os discos profusos ou abaulados causam dor causam dor e outros sintomas. No entanto, qualquer patologia discal só gera dor quando comprime estruturas nervosas em sua proximidade com o canal medular.

Tratamento

Existem duas categorias principais para o tratamento de protrusões discais: conservadora (não cirúrgico) e cirúrgicas. Uma porcentagem significativa de pacientes que sofrem de dor moderada por uma protusão discal podem encontrar alívio para a sua dor e sintomas através de um regime de tratamento conservador.

  1. Tratamento Conservador: o objectivo deste tratamento é restaurar espaços normais existentes entre o disco e as estruturas vizinhas, reforçando os músculos ao redor da área, liberando um pouco da pressão exercida sobre os discos e nervos. Se utiliza:
    • Cinesioterapia: fortalecimento dos músculos de toda a coluna, reeducação postural e utilização de estimulação elétrica transcutânea do nervo (TENS) também se utiliza compressas quentes/frias.
    • Mudanças no estilo de vida: controle do peso e realizar exercícios de baixo impacto que podem diminuir a pressão no disco.
    • Medicamentos: Uma porcentagem significativa de pacientes podem se beneficiar de tratamentos com antinflamatórios não esteróides e analgésicos. Às vezes, também são necessários relaxantes musculares.

  2. Tratamento Cirúrgico Minimamente Invasivo: Se o tratamento conservador não fornecer alívio adequado, deve-se consultar um médico para um possível procedimento minimamente invasivo ser realizado.
    • Bloqueio foraminal e Facetário
    • Anuloplastia e nucleoplastia do disco utilizando laser
    • Descompressão Discal
    • Removendo fragmentos do disco se a profusão evoluir e comprimir estruturas nervosas.

Sintomas

Se um disco deformado provoca a compressão do canal vertebral você pode sentir dor, dormência, formigamento e /ou fraqueza. A localização exata destes sintomas vão depender da posição do disco intervertebral afetado.

  • Coluna cervical (pescoço): pescoço, ombros, região alta da coluna e braços.
  • Coluna torácica (meio das costas): costelas, tronco e órgãos internos.
  • Coluna lombar (parte inferior das costas): quadris, nádegas e pernas.

Diagnóstico

A dor é geralmente o fator que faz com que o paciente procure tratamento. Antes de o médico pode recomendar um procedimento, é necessário realizar um processo de diagnóstico, para o qual precisa executar:

  • Exame físico: um exame físico para avaliar a força, a sensibilidade e os reflexos do paciente. Isto pode determinar a extensão da lesão.
  • Ressonância Magnética: ajuda a visualizar imagens detalhadas de partes moles e ósseas da coluna vertebral.
  • Radiografia Dinâmica: é importante para descartar danos por uma instabilidade do segmento vertebral. Este raio-x nos dá informações sobre como sua coluna se comporta em movimento.

Agende sua Hora

Solicite aqui seu agendamento de avaliação com a equipe médica da
Clínica Kennedy São Paulo.