Em coluna temos a palavra

Patologias

ESTENOSE FORAMINAL

O que é?

Estenose ou estreitamento foraminal (espaço onde saem as raízes nervosas da coluna para o resto do corpo) ocorre quando este espaço é reduzido, normalmente por alterações degenerativas na anatomia da coluna vertebral, que causam compressão das raízes nervosas. Um paciente com estenose foraminal pode sentir: dor, dormência, formigamento e fraqueza.

Tratamento

Como a maioria dos tratamentos para a coluna iniciamos de forma conservadora, incluindo a realização de exercícios liderados pelo fisioterapeuta e uso de analgésicos e anti-inflamatórios. Se estes tratamentos conservadores não atingirem alívio considerável é necessário se consultar com um nossos médicos para avaliar a necessidade de uma cirurgia minimamente invasiva. Os procedimentos usados ​​atualmente para aliviar esta compressão são:

  1. Foraminoplastia: procedimento realizado através de pequenos motores e instrumentos para a ressecção de fragmentos ósseos, liberando as estruturas nervosas que estavam comprimidas, pois se aumenta o diâmetro do forame. A foraminoplastia pode ser realizada através de diferentes abordagens, pode ser realizada em conjunto com outras técnicas descompressivas, se for determinado que a diminuição do diâmetro foraminal presente em outras regiões da coluna.

Sintomas

Se a estenose do canal gerar pressão no canal vertebral ou na raiz nervosa deste nível pode apresentar estes sintomas; dor, dormência, formigamento, fraqueza muscular e espasmos musculares. A natureza dos sintomas varia de acordo com o forame afectado e da região afetada da coluna.
Por exemplo, uma estenose cervical pode causar sintomas no:

  • Pescoço
  • Mão
  • Ombros
  • Braços

A estenose da coluna lombar podem causar sintomas:

  • Lombar (parte inferior da coluna)
  • Pernas e pés
  • Quadris
  • Glúteos

Diagnóstico

A avaliação clínica do paciente é o primeiro instrumento utilizado para possível diagnostico de estenose foraminal. O exame físico é essencial, juntamente com o exame de imagem. A ressonância magnética nos permite visualizar estas estruturas e determinar se a compressão é dada no forame ou na raiz nervosa.

Agende sua Hora

Solicite aqui seu agendamento de avaliação com a equipe médica da
Clínica Kennedy São Paulo.