Em coluna temos a palavra

Patologias

DOENçA DEGENERATIVA DO DISCO

O que é?

A doença degenerativa do disco é caracterizada pela deterioração progressiva dos discos intervertebrais. Estes discos são compostos por um centro gelatinoso (chamado o núcleo pulposo) e uma estrutura externa fibrosa (chamado o anel fibroso). A medida que envelhecemos, esta cartilagem se degenera e perde seu conteúdo de água e proteína. Com toda a pressão sobre os discos, eles se tornam mais susceptíveis a fissurar. O dano potencial aumenta ao longo do tempo.

Tratamento

Uma vez diagnosticada a degeneração fiscal há uma série de tratamentos conservadores para ajudar a reduzir a dor. Os tratamentos conservadores não tratam a patologia em si, mas reduzem os sintomas de dor e sana o processo mediante a desinflamação.

O exercício físico que fortalece os músculos abdominais e das costas é geralmente o pilar do tratamento conservador, seguido por medicação adequada de anti-inflamatórios e analgésicos.

Muitos pacientes encontrar alívio através deste tipo de tratamento. Este processo pode demorar vários meses, no entanto, se depois de um tempo, mesmo ainda sentindo dor e outros sintomas, deve contactar o seu médico e discutir procedimentos minimamente invasivos disponíveis para patologia. Tratamentos que podem aliviar a dor de uma doença degenerativa do disco:

  1. Bloqueio foraminal e Facetário;
  2. Anuloplastia e Nucleoplastia do disco utilizando o laser;
  3. Descompressão Discal;
  4. Removendo fragmentos de disco se evoluir para hérnia.

Sintomas

A degeneração dos discos torna-os mais susceptíveis de gerar uma hérnia. O disco também tende a perder a sua altura inicial, diminuindo indiretamente o diâmetro do forame neural (espaço por onde saem as raízes nervosas da coluna vertebral). Toda a compressão do nervos tem como consequência o aparecimento de sintomas. A degeneração do disco cervical pode causar sintomas no nível da degeneração, por exemplo, a dor nos movimentos do pescoço pode desenvolver contraturas musculares.

No entanto, como os discos envelhecem você perde espaço entre as vértebras causando compressões nas raízes nervosas podendo causar dor, fraqueza muscular, formigamento e dormência nas áreas inervadas pelas raízes afetadas em questão. Os sintomas podem ocorrer nas seguintes áreas:

  • Ombros
  • Punhos
  • Braços
  • Dedos
  • Antebraços

A degeneração do disco torácico refere-se a uma doença degenerativa do disco encontrado na região dorsal. A degeneração nesta região é relativamente rara, mas quando o desgaste acontece na região dorsal ela pode afetar outras áreas tais como:

  • Abdômen
  • Tórax

Quando a degeneração ocorre na região lombar (parte inferior da coluna) pode ser explicada pela pressão de grandes forças nessa região, ao realizar atividades cotidianas como estar de pé, sentar-se e caminhar. Em casos de forças mais intensas, o dano é frequentemente de uma maior magnitude podendo danificar ou destruir o disco intervertebral, assim como a cartilagem das articulações facetarias (articulação da parte de trás das vértebras). A medida que estas estruturas se danificam, manifestam sintomas como dor local na lombar. O caso é diferente quando há deformidades ósseas que interferem diretamente nas estruturas nervosas vizinhas, podendo expandir os sintomas. Os pacientes afetados podem sentir dor, dormência e fraqueza nas seguintes áreas:

  • Nádegas
  • Pernas
  • Pés

Todos estes sintomas podem aparecer normalmente em um lado do corpo, embora, também podem ocorrer bilateralmente.

Diagnóstico

O primeiro passo para chegar ao diagnóstico da doença degenerativa do disco é que os nossos médicos revisem o seu histórico clínico, tentando determinar os fatores mais importantes na geração desta doença. O exame físico é também essencial e pode determinar a localização do problema e avaliar a amplitude de movimento do paciente. Os exames de imagem são úteis para confirmar o diagnóstico e para assegurar que não há outras causas que estão contribuindo para a dor. Uma radiografia ou ressonância magnética pode ser indicada.

Agende sua Hora

Solicite aqui seu agendamento de avaliação com a equipe médica da
Clínica Kennedy São Paulo.