Em coluna temos a palavra

Patologias

ARTROSE FACETáRIA

O que é?

As articulações facetarias são articulações que conectam as vértebras em sua região posterior. Esta articulação, como muitas outras em nosso corpo, são revestidas por uma cartilagem que promovem o movimento suave entre as suas partes, sendo protegida por uma cápsula em torno da articulação.

A função desta articulação é de proporcionar estabilidade, mobilidade e suporte para a coluna. Cada vértebra possui duas articulações, uma de cada lado. A artrose facetaria ocorre quando a articulação se degenera. Embora possa ocorrer em toda a coluna, é tem maior frequência na região na lombar (parte inferior da coluna). A cartilagem começa a degenerar pelo envelhecimento ou traumas. Outra possível causa da artrose facetária é espondilolistese (deslizamento de uma vértebra sobre a outra) situação em que se sobrecarrega a articulação facetaria.

Tratamento

Como existem muitas causas de dor na coluna vertebral, é importante fazer um diagnóstico preciso da artrose facetária. Uma vez feito o diagnóstico e sabendo que é uma artrose facetaria a principal causa da dor, se opta por diferentes formas de tratamento:

  1. O tratamento conservador: inclui fisioterapia, mudanças no estilo de vida e medicamentos como anti-inflamatórios e analgésicos.

No entanto, se os tratamentos conservadores não fornecem um alívio prolongado e eficaz dos sintomas, é importante entrar em contato com um de nossos médicos para discutir a possibilidade de intervir com um procedimento minimamente invasivo. Ao contrário das cirurgias abertas convencionais, com mais tempo de pós-operatório e que envolvem riscos inerentes, nossas técnicas minimamente invasivas obtem os mesmos resultados, mas com menor agressão no tecido circundante, o risco de complicações e menor tempo de recuperação reduzido. Especificamente pacientes com osteoartrite do Facet espinha eles podem oferecer o seguinte:

  1. Bloqueio facetário: a injeção de medicamentos analgésicos, anti-inflamatórios e anestésicos na articulação facetária.
  2. Neuroctomia / Rizotomia com laser: é um procedimento pelo qual uma fibra de laser é desnervado (remove sensibilidade nas articulações), diminuindo a dor e pressão da junta e sua cápsula.

Sintomas

A dor de Artrose Facetária é geralmente bem localizada na articulação afetada. Quando estas articulações se deformam podem gerar dores irradiadas e intensas, pois podem comprimir estruturas nervosas que saem da coluna vertebral.

Diagnóstico

Se você está sofrendo de pescoço ou dor na coluna e apresenta sintomas como rigidez e dificuldade de locomoção, você deve consultar um de nossos médicos.
Este é o processo de diagnóstico de uma artrose facetária:

  • Caso clínico: nossos médicos irão rever o seu histórico médico para determinar se o seu estilo de vida tem contribuído para o surgimento de dor.
  • Revisão da sua história familiar: osteoartrite é uma causa comum de patologia da articulação facetária e acredita-se ter um componente genético. Nossos médicos irão revisar o histórico familiar para determinar se você está predisposto a esta doença.
  • Exame físico: nossos médicos realizam um exame físico completo para avaliar, entre outras coisas a sua amplitude de movimento.
  • Exames de imagem: Raio-X, ressonância magnética pode ser recomendada para confirmar a presença de artrose facetária e garantir que não haja outras razões que podem gerar esta dor.

Agende sua Hora

Solicite aqui seu agendamento de avaliação com a equipe médica da
Clínica Kennedy São Paulo.